Acalanto > Artigos > Equipa > Equipa

Direcção Artística e Produção Musical

Hélder Costa

Hélder Costa é um compositor, produtor e multi-instrumentista vimaranense. É fundador de vários projectos, nomeadamente os projetos banda “Xícara” e “Shaduf”, e o projeto comunitário “Terreiro dos Sons”.

Co-produziu eventos de âmbito internacional, onde se destacam a “Cerimónia de abertura da Braga Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2020” e o “Festival Internacional de Guitarra de Guimarães”. Dirige o projeto “O tempo não parou”

Gestão Administrativa

Carla Mendes

Carla Mendes frequentou o curso Técnico-Profissional de Comunicação Social. Desde 2011 que integra várias Associações Culturais sem fins lucrativos, dando apoio na área de Contabilidade, Secretariado e Produção Logística, integrando projectos como “Daniel Pereira Cristo”, “O Tempo não Parou”, “Shaduf”.

Equipa Artística

Catarina Santos

Integra diversos projetos artísticos: Siga a Farra, Maria Quê e Flor da Pele. Colaborou com orquestras como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Raízes Ibéricas, World Youth Orchestra, Orquestra de Guimarães, Orquestra da Madeira, Jovem orquestra de Famalicão, entre outras.

Catarina Silva

Membro do projeto Maria Quê, dedicado à recolha de temas tradicionais de embalar do mundo. Integra o projeto Daniel Pereira Cristo na função de backing vocals. Ao longo do seu percurso musical, partilhou palco com nomes como Maria João, Ana Bacalhau, Xabier Díaz, Uxía, Júlio Pereira e João Só

Diogo Cocharro

Frequenta o doutoramento em Medias Digitais (FEUP). É investigador no laboratório de computação sonora e musical do grupo SMC (Sound and Music Computing). Integrou projetos como: Nó, Mau Vinho, Devonian, Tyrania, Xícara, entre outros. Destaca-se Lokomotive Station com o álbum “Colouring Book (2008)”, considerada banda revelação no festival SuperBock SuperRock 2008.

Juliana Ramalho

É videógrafa e fundadora do projecto audiovisual doc.narrativa. Integra o projeto musical Maria Quê como cantora, projeto esse que se destina à recolha e interpretação de música de embalar tradicional de todo o Mundo. Integrou a formação completa de Daniel Pereira Cristo nas backing vocals.

Paulo Barros

Atuou por salas de espetáculo por Portugal, Holanda, Dinamarca e Alemanha. Colabora com várias formações, tais como Super String, Mars e Jade. Fundou com Francisco Abreu o quarteto Luz Verde. Trabalhou com a cantora Dinamarquesa Mai Seidelin Nørby, de onde resultou a gravação de um CD “Slow Emotion”, que contou com a participação especial do contrabaixista dinamarquês Jesper Bodilsen.

Pedro Oliveira

Colabora com projetos multifacetados e de várias vertentes artísticas como ElRupe, Indigo Quintet, Dada Garbeck, Maria Quê ,Unsafe Space Garden, Mister Roland, Hot Air Balloon, Mods colective, Sandy Kilpatrick, Gnomon, Xícara, entre outros. Musicou produções de teatro como as Comédias do Minho, Teatro da Didascália, Companhia de Teatro de Braga e Jangada Teatro.

Rodrigo Peixoto

Pertence à Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho, tendo trabalhado com Leo Brouwer, Pedro Rodrigues, António Vieira, Augusto Pacheco, Hugo Sanches, Dora Rodrigues, Miguel Simões, entre outros. Integra projetos como “sideman” e “Ensembleia Experimental”, “Daniel Pereira Cristo”, “Maria Quê” e “Pela Estrada com Elis”.

Rui Dias

Tem como áreas privilegiadas a música eletroacústica, a improvisação e a criação de sistemas musicais e multimédia interativos, tendo apresentado trabalho em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Itália, Brasil, EUA e Singapura. É docente e coordenador do curso de Música Eletrónica e Produção Musical (MEPM) da Escola de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART- IPCB), e investigador no grupo SMC – Sound and Music Computing do INESC-TEC Porto.

Realização

César Estrela

Licenciado em Teatro, variante de Produção e Design – Ramo Cenografia pela ESMAE/ IPP, Porto. Artista cénico, com tónica na concepção plástica, no espaço, no objeto e na imagem. Desenhou e construiu a cenografia de “a mais longa Sinopse”, Companhia do Jogo, para o Festival dos Canais 2020. Elemento do projeto Estranhofone, Objectos Falantes. Colabora como Artista para a Momento Imagem e Som no projeto Interferências 1.0 – Inclusão cultural e artística da Divisão da Cultura de São João da Madeira, dinamizado pelo Teatro da Didascália. Está a colaborar no projeto O Tempo Não Parou na Direção Plástica e Imagem.

Equipa Técnica, Montagem e Produção

Paulo Ribeiro

Designer e técnico de luz. Fez vários espetáculos de nomes como: Daniel Pereira Cristo, Manuel de Oliveira, Shaduf, Maria Quê, Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, Live on tape no Art ́Hotel Santa Luzia em Guimarães. Integra a equipa do projeto O Tempo não Parou.

Rebeca Rego

em actualização

Apoios | Parcerias

Parcerias Nacionais

Direcção Geral das Artes (DGartes); Município de Famalicão; Município da Póvoa de Lanhoso; Município de Idanha-a-Nova; Câmara Municipal de Paços de Ferreira; Junta de Freguesia de S.Victor (Braga); Vocal Art Ensemble (Paços de Ferreira); Laboratório de Computação Sonora Musical (FEUP); Centro de Estudos Africanos (Universidade do Porto); Arca de Sons (Braga).

Parcerias Internacionais:

Gruppo Polifonico Claudio Monteverdi (Itália)
; Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil) ; Câmara Municipal de Santa Cruz (Cabo Verde).