Sobre

A criação artística está sempre em constante evolução, exigindo capacidade de inovação, experimentação e adaptação à época ou ao tempo em que se vive. Este foi o mote para a criação deste projeto. Tendo como objetivo final a criação de um espectáculo musical, o projecto ACALANTO centra-se na recolha e recriação de temas tradicionais de embalar de vários países. O projeto dividiu-se em 3 fases distintas:

Recolhas

Através do recurso a agentes culturais internacionais e a comunidades estabelecidas no território nacional que contribuíram na pesquisa e recolha de temas tradicionais de embalar de um total de 8 países, foram seleccionados 9 temas.

Residências artísticas

Os temas seleccionados foram trabalhados em contexto experimental de residência nos concelhos da Póvoa de Lanhoso, Paços de Ferreira e Idanha-a-Nova. Cada residência encerrou com um showcase aberto à comunidade.

Juliana Ramalho

Espectáculo

O espectáculo “Acalanto” resulta assim da interpretação dos temas recolhidos, da exploração e da criação artística desenvolvida ao longo das etapas anteriores. Os temas tradicionais de embalar assumem uma nova estética, com sonoridades e arranjos contemporâneos, criados em residência artística.

A par destas três fases de execução, o projeto ACALANTO desenvolveu também um sistema musical interativo que explora as sonoridades do nosso “novo quotidiano”. O sistema faz a ponte entre o repertório selecionado e os sons que compõem a sua narrativa, através de técnicas de computação sonora e musical e da prática de live looping.

Apoios | Parcerias

Parcerias Nacionais

Direcção Geral das Artes (DGartes); Município de Famalicão; Município da Póvoa de Lanhoso; Município de Idanha-a-Nova; Câmara Municipal de Paços de Ferreira; Junta de Freguesia de S.Victor (Braga); Vocal Art Ensemble (Paços de Ferreira); Laboratório de Computação Sonora Musical (FEUP); Centro de Estudos Africanos (Universidade do Porto); Arca de Sons (Braga).

Parcerias Internacionais:

Gruppo Polifonico Claudio Monteverdi (Itália)
; Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil) ; Câmara Municipal de Santa Cruz (Cabo Verde).